30 dezembro 2005

3HO New Year's Eve Global Meditation

Recebi hoje esta meditação que tambem podem consultar online em http://www.3ho.org/NewYearMed.html e partilho com todos vós.


3HO New Year's Eve Global Meditation

Sat Nam Beloved Global Community,

We invite you and your community to participate in a Worldwide New Year's Eve Meditation to individually and collectively acknowledge the blessings of 2005 and welcome 2006. Let us join together and meditate as one to harness the energy of this Winter Solstice season and set our intentions for the New Year. Below is a beautiful meditation that Gurucharan Singh, Director of Training for the Kundalini Research Institute, selected to specifically serve us in these times.

As we are transitioning from 2005 -2006, numerologically we are moving from a 7 (aura) to an 8 (pranic body). This portrays the need for expansion and total correlation of each action between both our finite and infinite sense of self. We are seeing great changes within our 3HO/Sikh Dharma communities and great changes around the world. We need both energetic balance and wide connection to each other. To equip you for this time, this meditation will develop your aura and your intuitive sense. It will connect you to the flow of the world through the strength of your arcline and circumvent field.

Let's be the radiance and energy that gives hope, help, and healing to all.

Recommended amount of time for the meditation is 11 - 31 minutes

Yoga Gems Meditations for the New Millennium 2001


26 dezembro 2005

Feliz 2006

Olá a todos.

Juntos fizemos uma meditação muito bonita no dia do solsticio, parando um pouco para pensar nesta época de recolhimento e de escuridão, parte do ciclo necessário ao desabrochar que se segue.

Desejo a todos força e serenidade para continuar a viver a vida duma forma plena.

Bom 2006!

30 novembro 2005

Jantar de solstício de Inverno

Olá!

Dia 21 de Dezembro faremos um jantar/convivio para celebrar o solstício de Inverno, e será realizado no espaço d'O Jardim de Lótus, pelas 20:30.


O programa é:
Jantar leve
celebração do solstício
meditação



Pedimos que tragam uma prendinha para trocar, de preferencia feita por vocês com muito carinho e imaginação. A ideia é incentivar a partilha e não o consumismo.

Tragam os vossos amigos, entes queridos, quem vocês quiserem.

As inscrições são efectivadas pelo pagamento simbólico de 3,00 p/ pessoa, nos contactos e formas habituais.

Om shanti

20 novembro 2005

No banho...

Adaptação livre do artigo: "All in a Lather", do Yoga journal de Novembro de 2005.
Diana Never não dava importância aos ingredientes do seu champô até que, aos 29 anos, um cancro a forçou a fazer quimioterapia, o que a deixou com inúmeras sensibilidades.
Depois disso, ela redobrou esforços para levar uma vida saudável – tentava comer alimentos biológicos, comprava detergentes livres de químicos e passou a usar champôs e sabonetes etiquetados de "naturais".
Essas mudanças mantiveram as suas sensibilidades de lado, com excepção dos produtos que usava no corpo. Perplexa, começou a ler os rótulos do champô e das loções e ficou surpresa com a longa lista de químicos sintéticos. Quando voltou às compras tentou comprar um champô livre de químicos sintéticos e descobriu que não havia nenhum!
Ao longo dos anos que se seguiram canalizou a sua frustração na criação de um negócio modelo, fundando em 1992 a Terressencials, que produz champôs, sabonetes e outros produtos que tinha procurado em vão.

Nessa altura, o interesse público e político pelo assunto era quase nulo, o que entretanto começou a mudar. No ano passado, a União Europeia aprovou uma directiva que diz que os produtos de higiene pessoal devem ser livres de químicos conhecidos ou muito suspeitos de causarem cancro, mutações genéticas ou deficiências em bebés. Como resultado, mais de 1200 químicos foram banidos.

Na verdade, em cerca de 10500 ingredientes usados nos produtos de higiene pessoal, só cerca de 11% foram testados como seguros.
Por isso, se se preocupa com o que come, está na hora de começar a preocupar-se com os químicos que põe no corpo. Porque a pele absorve-os como uma esponja. E, tal como os pesticidas, podem aumentar o risco de cancro, infertilidade e desordens várias.

Não devemos entrar em pânico, mas pensar que estamos a falar de inúmeros produtos químicos aos quais estamos expostos diariamente, durante anos e anos.

Pressionados por alguns grupos, os fabricantes já começaram a fazer mudanças como é o caso da Unilever, que promete não mais usar os phtalates (ver lista abaixo). Entretanto, podemos encontrar alguns produtos com menos químicos nas lojas naturais, mas nem sempre é fácil afirmar quais são puros.
Um dos grandes problemas para os fabricantes é que os consumidores não gostam do aspecto dos produtos livres de químicos sintéticos. Ninguém quer comprar um champô que não faça espuma ou que pareça acastanhado. É que, na maior parte, os químicos sintéticos são o que dão ao champô a sua cor, fragrância e a tão importante espuma.

Mas isso pode não ser assim. Algumas pequenas companhias, como a Terressentials conseguiram banir todos os ingredientes químicos.

"Olhe para o rótulo do seu champô e pergunte a si mesmo se serviria uma refeição feita com esses ingredientes", pergunta Kaye. "That's the only way it can be."


Algumas companhias que produzem produtos livres de químicos:
Aubrey Organics (www.aubrey-organics.com)
Dr. Bronner's Magic Soaps (http://www.drbronner.com/)
Pangea Organics (www.pangeaorganics.com)
Terressentials (www. terressentials.com)


A lista negra
Com milhares de químicos nas prateleiras, é difícil saber por onde começar a reduzir. Comece por banir as três suspeitas classes abaixo. E tenha em conta que mesmo produtos rotulados de "naturais", "hipo-alergénicos" ou "sem perfume" podem conter ingredientes sintéticos.


PHTHALATES fazem com que o verniz das unhas parta menos, tornam os perfumes mais fragrantes e os cosméticos mais hidratantes. Vários estudos ligam a exposição a phthalates a problemas de infertilidade, especialmente nos homens. Nas grávidas, liga-se a exposição aos phthalates com o desenvolvimento de órgãos genitais anormais nos bebés do sexo masculino.
Ingredientes a evitar: dibutylphthalate (DBP), dimethylphthaiate (DMP), diethyl-phthalate (DEP), and butyl benzyl phthaiate (BBP).

PARABENS são usados como conservantes desde desodorizantes a gel de banho e, a seguir à água, são o segundo ingrediente mais comum. Podem imitar o estrogénio no organismo, o que aumenta o risco de cancro e defeitos de nascença. Calcula-se que se encontrem em 79% dos hidratantes e 66% dos géis de banho e desodorizantes. Embora a indústria garanta a segurança destes químicos, estudos recentes encontraram parabens no tecido do peito de mulheres com cancro da mama.
Ingredientes a evitar: alkyl parahydroxy-benzoate and butyl-, methyl-, ethyl-, propyl-, and isobutylparabens.

PETROLATUM, mais conhecida por vaselina (sim!!!), é considerada um carcinogéneo na UE (mas não nos Estados Unidos) onde é usada em batons ou loções para bebé. No entanto, eu garanto que há muitos produtos no mercado português que têm petrolatum nos ingredientes.
FIM

Eu, depois que li este artigo comecei a ler tudo quanto é rótulo. Fiquei horrorizada. Marcas caras ou baratas, estão todas cheias de produtos químicos da lista acima! Ainda pensei que se calhar isto era tudo um exagero. Mas não é!

Esta semana chegou-me às mãos este artigo:

(http://jornal.publico.clix.pt/magoo/noticias.asp?a=2005&m=11&d=18&uid=&id=49605&sid=5502)

Parlamento Europeu aprova regulamento para os químicos
Ana Fernandes

Da roupa ao computador, do carro ao desodorizante, o dia-a-dia está cheio de substâncias que vão ter de passar a ser testadas.
A polémica proposta que obriga a que os químicos produzidos ou importados na União Europeia sejam avaliados para testar a sua segurança para o ambiente e saúde foi ontem aprovada em primeira leitura pelo Parlamento Europeu. Uma maioria de 407 eurodeputados, contra 155, aceitou o Reach, que significa Registo, Avaliação e Autorização de Químicos, na sigla inglesa.
Esta legislação terá ainda de voltar ao Conselho de Ministros da Competitividade (Indústria) da UE para aprovação, mas a data desta discussão ainda não está definida, já que a Alemanha - onde está o principal pólo industrial neste sector na Europa - pediu que se adiasse o debate, que estava marcado para o fim deste mês.
Se não houver acordo entre os governantes, a proposta voltará ao Parlamento para uma segunda leitura, após a qual poderá ter lugar uma conciliação entre as duas instituições. Porém, a presidência britânica tem-se mostrado empenhada em fazer aprovar esta lei ainda durante o seu mandato, que termina no final do ano.
Este novo regulamento é das peças legislativas mais complexas já analisadas pelo Parlamento e também a que pode ter os maiores impactos em diversos sectores, da indústria ao ambiente, da economia à saúde.
Segundo a proposta aprovada, será obrigatório o registo de 30 mil substâncias produzidas ou importadas pela Europa sempre que ultrapassem uma tonelada. Antes de serem inscritas numa base de dados, terão de passar por uma série de testes para avaliar a sua toxicidade e eventuais impactos no ambiente e na saúde.

Um compromisso estabelecido entre os principais partidos com assento no Parlamento Europeu (conservadores, socialistas e liberais) alterou a proposta inicial apresentada pela Comissão Europeia, simplificando o processo de registo e ensaios para as substâncias produzidas em quantidades inferiores às cem toneladas, com excepção das mais perigosas
ou que oferecem maiores níveis de exposição.
Esta emenda, entre as 1060 que foram introduzidas pelos eurodeputados, vai ao encontro de algumas das pretensões dos industriais mas foi muito criticada pelos ambientalistas e activistas da saúde pública.
A Comissão Europeia começou a preparar esta legislação há dez anos, tendo concluído a proposta há dois. Desde aí, o debate tem vindo sempre a subir de tom, com os industriais a argumentarem que a Europa irá perder o seu papel de liderança no sector e com os activistas a criticarem aquilo a que chamaram constante "esvaziamento" da proposta
inicial.
Esta legislação mexe com praticamente todos os sectores industriais, excepto o alimentar. Da cosmética à indústria automóvel, da electrónica ao sector das tintas ou do vestuário, todos serão envolvidos. Das cerca de 100 mil substâncias presentes no quotidiano, 30 mil podem oferecer riscos, como o aumento dos casos de cancro, de infertilidade ou de alergias.
Apesar das críticas que fazem à proposta aprovada, as organizações não governamentais aplaudiram este "passo importante" dado pelo Parlamento Europeu. Os activistas congratularam-se sobretudo com a inclusão de uma emenda que obriga à substituição das substâncias mais perigosas assim que haja alternativas.

16 novembro 2005

Alteração da data do workshop de Kundalini Yoga

Olá a todos!

Lamentavelmente a nossa querida Deirdre, ou mais conhecida por Guru Daya Kaur ;-), teve um problema grave de saúde e está imobilizada por 10 dias e por indicação médica nem a viagem pode fazer.
Consequentemente não vai poder comparecer nos workshops de Kundalini yoga marcado para este fim-de-semana, que todos aguardávamos com tanta expectativa.

Assim sendo agendámos já uma nova data para o realizarmos.
Será então dias 13, 14 e 15 de Janeiro de 2006, nos mesmos moldes que o actual.
Apesar de acharmos que é daqui a muito tempo, com as festas pelo meio, quando dermos conta já estamos é no fim do fim-de-semana!

Vendo pelo lado positivo, talvez consigam poupar dinheiro para participar nos 3 dias, ou trazer um amigo que sabiam querer mesmo participar e que tinha um casamento neste dia, ou que já tinha gasto o dinheiro todo numa grande prenda de natal, ou outra razão qualquer. ;-)

Sei que vocês compreendem. Estas coisas acontecem, embora muito raramente e ainda bem.
O mais importante é que a Deirdre consiga recuperar bem e depressa para em breve estar connosco tendo mais esta experiência a partilhar.

Um abraço apertado com muito carinho

Do grupo de trabalho d’O Jardim de Lótus

09 outubro 2005

07 outubro 2005

Eventos interessantes

Aqui vão alguns eventos que considero importantes e com entradas gratuitas.

Dia 07, Outubro, na sexta-feira, Conferência com Pierre Weil, às 21h, na nova sede da Unipaz, em Lisboa, na Rua Palmira número 66 3ºC, metro dos Anjos, ao lado da Igreja dos Anjos.
O seminário "A Arte de Viver em Harmonia", com Pierre Weill, será no sábado dia 8 de Outubro das 9h às 19h e no domingo das 9h às 13h. Se precisarem de mais alguma informações liguem para o tlm: 917430996.

Dia 07, Outubro, na sexta-feira, às 21.30, a Alubrat, proporciona-nos uma conferência com Thomas Riepenhausen sobre: "corpo, pulsação e cura profunda", no ISCAL, em Lisboa, na Av.. Miguel Bombarda, 20.


Dias 12 e 13 de Outubro, no ISCE, Instituto Superior de Ciências Educativas, em Odivelas, temos um Encontro Europeu de Educação e Intervenção Social. No Dia 12, às 11 horas, na mesa redonda sobre Em Velho Ser, apresento uma comunicação sobre auto-estima nos idosos. Este painel tem a contribuição de dois profícuos investigadores (a não perder): os Profs. Doutores Vítor da Fonseca e Rui Proença Garcia.

Dias 13, 14 e 15, na Universidade Lusófona, em Lisboa, o I Congresso Internacional sobre o Estado de Arte do Design,
http://www.cidae.net/. No dia 14 apresento uma comunicação sobre "Gerontodesign: O Estado de Arte do Design Gerontológico".

05 outubro 2005

Um "doce" para voces

Uma flor do nosso jardim enviou-me este link fantástico http://uploads.ungrounded.net/221000/221483_Play.swf
e eu resolvi partilhar com vocês, já que gostei tanto.

É para ouvir, se não não tem metade da graça.

Espero que gostem

23 setembro 2005

Conferencia sobre o karma

Olá!

Recebi a informação desta palestra através duma das “flores” do nosso Jardim.
Não conheço o trabalho desta instituição, mas como sempre vos recomendo, cada um deve experimentar e conheçer o que tiver oportunidade e vontade, mantendo sempre o espírito crítico e o discernimento para alem da constante capacidade de sentir as experiências, mais até do que as racionalizar.
Todas as experiências são válias e contribuem para o nosso crescimento e desenvolvimento, e capacidade de filtrar.

Somos seres livres e devemos praticar essa liberdade nas mais variádas formas!
O que é válido hoje pode não o ter sido ontem, e pode não ser amanha, mas hoje é que é o presente. Presente que devemos apreciar e viver a cada instante!

Quando tiverem conhecimento de actividades que achem interessante serem divulgadas enviem-me um email com os dados.

Sat nam

O Karma e a responsabilidade pela vida

Na sua próxima conferência, a 23 de Setembro, a Associação Cultural Nova Acrópole vai focar um dos conceitos mais recorrentes na filosofia da Antiguidade: o Karma.

A conferência “A Lei do Karma e as Lições da Vida” pretende desmistificar algumas interpretações erradas à volta do conceito e demonstrar como todos somos responsáveis pela construção da nossa vida. Esta Lei de Causa e Efeito diz-nos que todas as coisas, tudo o que se passa, é efeito do que já aconteceu e causa do que irá ainda acontecer. Através das consequências das nossas experiências, é possível tirar lições que nos permitirão, no futuro, compreender melhor o que é correcto, ou não, para uma vida mais harmoniosa.

O Karma é, por vezes, associado à ideia de castigo, o que constitui um grave erro. Na verdade, este conceito remete, simplesmente, para a concepção de responsabilidade do acto, do Homem como construtor do seu próprio destino. Aprender com as nossas experiências, quer sejam boas, ou más, não é castigo, mas sim, viver!

Dia 23, Sexta-feira, às 21H30
“A Lei do karma e as lições da vida”
Conferência por José Ramos

Entrada Livre

Associação Cultural Nova Acrópole
Rua Sr. dos Aflitos, 1 - Aveiro
Tel.: 234 382 081

http://www.nova-acropole.pt/aveiro.html

16 setembro 2005

Full moons are about integrating energies that may appear as opposites, but which are in fact complements.
The PISCES FULL MOON is September 17 at 7:01 PM PDT and September 18 at 2:01 AM GMT.

Meditate for at least 5-10 minutes. And then relax. It is important to cultivate your awareness after the set. You want to be present so that you can enjoy your experience. By simply being silent and still, your connection will get deeper and be anchored into many levels of your being.

RA MA DA SA SA SAY SO HUNG healing meditation is a good one for this Full Moon. This mantra links earth and ether energies. There is a great version on the CD Circle of Light by Gurudass. (available on www.yogatech.com . This mantra and meditation is also explained in one of the free on-line KY lessons available on www.kundaliniyoga.org . The simplest way to chant this mantra is in an ascending scale up the chakras. SA is repeated twice at the heart. Hung is released out the top of the head. The Full Moon is supporting your Earth/Divine alignment. Feel it and enjoy it.

COPYRIGHT Gururattan Kaur Khalsa, Ph.D.
The New Millennium Being #110 is copyright 1999 - 2005
http://www.yogatech.com/nmb/

15 setembro 2005

Práticas regulares n'O jardim

O horário das práticas regulares d'O jardim está afixado no canto superior direito do Blog (para @s distraíd @s)

As práticas das 8 da manha tiveram inicio hoje dia 15.

As práticas das 18:45 estão todas a funcionar.

Para as práticas das 20:00 haverá uma aula experimental dia 19 de Set (proxima 2ª f) para aqueles querem experimentar e não podem ir faze-lo a nenhum ods outros horários.

Passará a haver o workshop de Constelações familiares facilitadas pelo Dr. Marujo com regularidade mensal, em datas a anunciar atempadamente.

Aula aberta no parque

Tenho o prazer de informar que haverá uma aula de yoga aberta no parque da Baixa de St. António (Prq do Drinks) dia 17 de Setembro às 17H, e estão todos convidados a participar.
Quem tem deverá levar o seu tapete de yoga.

A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Aveiro inserida na "Semana da Mobilidade" http://www.cm-aveiro.pt/ com a colaboração do Nucleo de Yoga da A.A.U.Av.

Encontramo-nos lá!

14 setembro 2005

The lotus flower is unstained by mud.
The single dew drop, just as it is, manifests the real body of truth.

03 setembro 2005

Workshops 9, 10 e 11 de Setembro

Olá!
Tal como vos prometi aqui está o programa para o fim de semana de 9 a 11 de Setembro.Cada um dos dias são actividades independentes mas duma certa forma complementares.
Vemo-nos lá! :-)

9 de Setembro 2005Workshop "O corpo: Ama-o ou despreza-o"Trabalhe a sua auto-estimacom Joaquim Parra Marujo* e Cristina Viana**

Horário: das 20:30 às 23:00

Local: O Jardim de Lótus

Trazer: roupa confortável que permita movimentos amplos,
Sapatos de desporto (não os traga calçados da rua)
Saco cama/cobertor
10 de Setembro 2005 (sábado)Workshop "Constelações Familiares"***
com Joaquim Parra Marujo*
Horário
10:00 às 17:30 Constelações Familiares
(c/ intervalo para almoço)
17:45 às 18:45 Prática de yoga (opcional)

Local: O Jardim de Lótus


Estudantes/reformados (não trabalhadores): 20€
Condição especial "Traz um amigo": 20€ p/ pessoa



11 de Setembro 2005 (Domingo)Workshop "Descubra o herói que existe em si"
Canyoning, antropoanálise terapêutica e meditação
com Joaquim Parra Marujo* e Cristina Viana**

Horário: Das 9:30 às 18:00
(Possibilidade de pernoitar em Mochuce na noite do dia 10.)

Local: Rio Teixeira, em S. Pedro do sul.

Trazer: Fato de Banho/biquini, camisola de Lycra, ténis que não escorreguem na água e na rocha, comida leve e rápida (para comer no campo), Água (min. 1,5l), toalha de banho, muda de roupa e calçado.

Inclui canyoning (c/ seguro incluído), antropoanálise terapêutica, yoga e meditação
(Reserva necessária – vagas limitadas)

Contactos p/ inscrições e informaçõesOrganização: Animus - Observatório de noologia e psicologia transpessoal
Apoio: O Jardim de Lótus - Oficina de auto-conhecimento

*Joaquim Parra Marujo: socioterapeuta Transpessoal, doutor em Antropologia Social e Cultural, mestre especialista universitário em Clínica em Saúde Mental, mestre em Espaço Lusófono: Cultura, Economia e Política, pós-graduação em Saúde Mental Comunitária; formação em Terapia Sistémica de Constelações
**Cristina Viana : instrutora de Yoga


***
O que são Constelações Familiares ?
As Constelações Familiares são uma inovadora abordagem psicoterapeuta que surgiu nos anos 80, através de Bert Hellinger, denominada "Ordens do Amor".
A constelação familiar tem dois movimentos: num primeiro, o caminho exploratório e no segundo, o fenomenológico do conhecimento que exige do psicoterapeuta um esvaziamento de ideias pré-existentes, como de sentimentos, da vontade ou do julgamento.
A Constelação familiar, como método, procura trazer à luz a dinâmica dos emaranhamentos psíquicos da vinculação, do trauma e das feridas emocionais dos sentimentos de pertença nos sistemas familiares (plurigeracional).
A constelação familiar baseia-se em sentir a energia dos estados de alma (a consciência), o vínculo da alma, que é estrutura básica transgeracional da convivência humana sentida e vivida por cada elemento que é escolhido para representar um familiar.
O psicoterapeuta, como facilitador, não interfere no movimento da(s) alma(s), apenas facilita e deixa fluir esse movimento reparador e cicatrizante e, depois, acompanha a pessoa e a sua família, através de um caminho muitas vezes doloroso, de confrontação com as suas longas sombras de dramas passados.
Nas constelações familiares observamos em cada ser humano um corpo, um espírito (a energia) e uma alma (a consciência).
A "alma" é um conceito fundamental na história sociocultural e filosófica do pensamento humano; especifica a consciência que o ser humano tem de si, da família, do grupo, da comunidade, da sociedade, do mundo e daquilo que lhe resta depois da sua morte biológica.
É a alma que cria o sentimento de pertença, de trauma e do processo de vinculação. Ela transporta processos de culpa e inocência, do bem e do mal, do certo e do errado, do pessoal, grupal e sobre-individual.
Como os vínculos de amor e os traumas (as feridas) não se "dissolvem no ar" automaticamente pela morte, perpetuamos a nossa "alma", na "alma" do grupo a que pertencemos.
É ao vivenciar o seu drama actual e do passado numa constelação familiar que a pessoa compreende que a sua "alma confusa" necessita de clarificação, reposta através da "lei no amor" nas gerações passadas.

28 agosto 2005

Vegetariana 2005

Pela TERRA do Presente ao Futuro!!! Sê Tu Próprio!!! Atreve-te a Sonhar!!!

De 7 a 11 de Setembro em Oeiras

A Vegetariana oferece ao visitante novas áreas de conhecimento e práticas no âmbito da Saúde e Bem-Estar, Ecologia e Ambiente, Cultura e Entretenimento, entre outras: Produtos Naturais, Agricultura Biológica, Eco- arquitectura e Eco-Construção, Energias Renováveis, Restaurantes Vegetarianos, Editores - Livros e Discos, Mais de 80 Palestras - Cursos - Actividades - Demonstrações de culinária vegetariana, Música ao Vivo todos os dias.

O programa inclui: Tantra yoga e meditação, Pilates e Pilates na Bola, Demonstrações de yoga avançado, Massagem Thai-Yoga e Workshop Chi Kung e Demonstração de Tai Chi Chuan.

http://www.vegetariana-pt.com/

25 agosto 2005

De volta às práticas regulares

Olá!!

Aproxima-se o mês de Setembro e a altura de recomeçarmos as nossas práticas regulares.
É um recomeço, e como todos, uma nova oportunidade continuar com o que já gostávamos e de por em prática projectos novos.

As práticas regulares de yoga terão inicio dia 5 de Setembro (2º Feira)
das 18:45 às 19:45 de 2ª a 5ª e das 20:00 às 21:00 2ª e 4ª, como até aqui.

As práticas das 8:00 da manhã avançam quando houver pelo menos 4 pessoas inscritas, no dia 15 de Set ou a partir de 1 de Out.
Os dias ainda estão em estudo, e se os interessados disserem os dias que mais gostariam ajudava a decidir.
Já há interessados. Agora é preciso concretizarem esse interesse!

No fim de semana de 9 a 11 de Setembro já haverá novidades e actividades novas.
Dia 10 serão as Constelações Familiares, pela primeira vez no nosso Jardim. ;-)
O programa completo será posteriormente posto á vossa disposição, mas recomendo vivamente que se disponibilizem para o aproveitar!

Até breve, muito breve.

Sat nam

40-Day Meditation in Honor of Yogi Bhajan

3HO FOUNDATION
HEALTHY, HAPPY, HOLY ORGANIZATION

August 24, 2005

Sat Nam, Dear 3HO/Sikh Dharma Family and Friends,

Oct 6, 2005, will mark one year since our beloved Siri Singh Sahib Yogi Bhajan left his physical body. A beautiful tradition from India honors the life of the person who has passed at their first death anniversary. It is a special time to consciously relate to the Siri Singh Sahib in his subtle body and to experience his teachings directly in our hearts.

Yogi Bhajan was a man of peace. He brought peace to our hearts, peace to our families, and peace to our communities. His vision was always "peace to all, light to all, love to all." This is the time to honor his legacy and to share his message of peace.

We suggest that groups and individuals around the world dedicate some time each day to a meditative practice during the 40 days leading up to October 6th. The forty days begins on Sunday, August 28th. This is a sacred time to practice a special meditation that honors his life and spirit, uplifts your consciousness, and brings us together as a worldwide community.

Choose one of the meditation suggestions below or pick a special meditation of your own:

* Chanting "Guru Guru Wahe Guru Guru Ram Das Guru" opens your heart to the miracle of Guru Ram Das and brings peace to one's life.

* Chanting "Ra Ma Da Sa Sa Se So Hung" awakens healing energy in yourself and in our world.

* The Tratakum Meditation, staring into the eyes of the classic Yogi Bhajan photograph, for 11 minutes per day, tunes you to his subtle body.

* Chanting the Adi Mantra "Ong Namo Guru Dev Namo" for eleven minutes tunes you into the lineage of wisdom from which Yogi Bhajan taught.

After the meditation, share some food and tell stories. Informal storytelling and personal remembrances of how this great soul, Siri Singh Sahib Yogi Bhajan, touched and transformed our lives can inspire and remind us how much he is still with us – and shall always be – as he promised!

Note : We would appreciate your help in recording Yogi Bhajan's legacy, so it can be shared with the world. Tape or write down some of these wonderful stories, and email them to: Guru Darshan Kaur Khalsa, at: gurudarshankaur@sikhdharma.org, or mail audio or video tapes to her at: 01-A Ram Das Guru Place, Espanola, N.M. 87532, USA.

In Espanola, New Mexico, we will be doing a three-day Akhand Path (continuous reading of the Siri Guru Granth Sahib), ending with Gurdwara and Langar (community meal), on October 6th. If Gurdwara services are a part of your community, you may want to do the same. If you have a Yoga Center, you could invite your students to bring food, hold a special class and end it with a shared meal, or if you are a part of a small community, you can gather in each other's homes.

May God and Guru bless us each and all to carry on Yogi Bhajan's legacy of living in the light, with compassion and kindness to all. In the Name of the Cosmos which prevails through everyBODY, and the Holy Nam which holds the world,


Humbly yours,

S. Guru Amrit Kaur Khalsa
Siri Sikdar Sahiba of Sikh Dharma
Secretary General of Sikh Dharma

04 agosto 2005

Perdidos e achados da sardinhada

PPl que foi ao jantar, atençao:

Excerto de mail da Inês

"Olha, escrevo-te só porque ficaram aqui em minha casa umas coisas da sardinhada que não são minhas:
- um saca rolhas amarelo
- uma pinça da salada
- uma faca de cabo branco
- um rolo de fita azul
- um peixe de peluxe

Se alguém der por falta que me contacte, se não levo em Setembro!!

Outra coisa: os maracujás estão a dar com força!!
Se quiseres ou souberes de alguém que queira terei mto prazer em dar!! "

03 agosto 2005

Cheguei!

Olá queridas flores. Voltei!

Pensei que alguem tinha aqui "vindo regar as plantas" e nem isso.
Que triste fiquei ao chegar.

Entretanto tirei a explicação de como ir para o jantar e acabei por não escrever nada e ficou assim meio estranho e tudo.

Para quem não foi, o jantar correu altamente e em breve porei aqui o link das fotos pra vocês verem quando as compilar todas. Vou aproveitar as férias para, entre outras coisas, aprender a fazer os albuns das nossas fotos. Aguardem com calma. eheheh

E agora fico à espera de noticias vossas.

Até breve.

Sat nam

15 julho 2005

Do meu calendário:

To understand God is to listen, listen to Jesus and Muhammed and Buddha; but don't get caught up in names. Listen beyond them; listen to God's breath.
Zen Saying

07 julho 2005

E o tempo ajuda!! ;-)

Olá a todos.

Depois de conversações demoradas com o São Pedro conseguimos convencê-lo a "fechar as portas e as janelas lá do alto" e parar com esta nortada para nós podermos aproveitar toda a energia da Beira-mar, na nossa prática de hoje.

Por isso lá nos encontraremos na praia. Preparados para muitos pranayamas e uma boa meditação ao por do sol.

Agora uma curiosidade:

Segundo o calendário Tibetano hoje é um dia muito auspicioso, e tudo o que for feito neste dia com intenção, se multiplicará inúmeras vezes. (já não me lembro qual o número, mas era grande!)
Apesar de já ter passado parte do dia aproveitem para reflectir um pouco nos vossos pensamentos, palavras e acções.
Melhorar o mundo começa em nós! :-)

Om shanti

06 julho 2005

Práticas na praia

Como prometido este ano faremos algumas das nossas práticas na praia.

As datas escolhidas foram 7 (5ªf) e 19 (3ª f) de Julho.

Haverá uma prática das 19:00 as 20:00 mais direccionada para os alunos do jardim;
e outra prática das 20:15 às 21:15 mais direccionada para os alunos da universidade.

Podem aparecer na hora que vos der mais jeito, pois na praia não há limite de espaço. ;-)

Tragam amigos se quiserem tambem!

Levem uma toalha de praia, e um agasalho, pois ao fim do dia pode estar fresco.

Caso as condições metereológicas sejam adversas (vendavais e chuvas fortes) as aulas decorrerão nos horários e locais normais (18:45 no jardim e 20:00 na universidade)

Espero ver-vos lá!

Om shanti

As fotos do workshop das taças tibetanas

Olá a todos.

Como alguns já sabem, adorámos o workshop das taças tibetanas.
Uma experiência a repetir, e esperemos que em breve.

Nunca pensei que massagem com som pudesse ser um experiência tão boa.
O prazer de ouvir, para além de sentir... hummmm Ou será o contrário...
É muito dificil explicar. Só sentindo mesmo, ou ouvindo. ;-)

Por cortesia do Luis, adm do querido blog irmão "uma turma do jardim" aqui ficam as fotos para quem quiser ter um vislumbre muito ténue. http://www.mat.ua.pt/luisd/tacas/

Om ah Ung

30 junho 2005

Buddha said...

Buddha said that there are only two mistakes one can make on the spiritual path:

  1. Knowing that it's an option, to not taking the first step.

  2. Having taken the first step, to not go all the way.

O asana, O yoga

Á laia de comentário, e aumento de cultura geral:

Asana (sânscrito) é uma substantivo de género masculino, tal como yoga, tal como todas as palavras em sânscrito terminadas em A.
Fazer o plurar "asanas" está errado segundo as regras do sânscrito, mas permitido pela "giria" do nosso português.
Também não levaria acento, na sua forma original, mas ajuda bastante em português para sabermos onde "abrir" a palavra. Tal como yoga, não se acentua. O acento é uma "muleta" para melhor pronunciar a palavra, e funciona.

É sempre bom aprender mais um pouco, né? ;-)

SOUND PENETRATES EMOTIONS

(...)
Mental, verbal communication is illusive and inaccessible to the emotions. Sound itself, however, speaks to the emotions. Chanting divine mantras is a very effective way to relate to our emotional body. It is actually an advantage that our rational mind does not compute the meaning of the mantra sounds. When we can bypass the rational mind, we can move into direct relationship with our emotional energy.

Our emotional body defines the quality of our space. The quality of our space determines what and how we manifest. That is why we can repeat affirmations forever and not change a thing. That is also why we can speak the truth resonating in divine mantras and still not be able to act from that truth. To be able to act from our truth, our mind and emotions have to be aligned and congruent. We have to feel the vibration of the mantras in our physical body to impact the emotional body. We have to chant with heartfelt feelings, not just mental intention.

It is the emotional intensity, awareness and engagement that penetrates the emotional body and causes a shift in emotional programming. There are many musical versions of mantra meditations. The important thing is to choose a version that lights your emotional fire. It is the activation of the emotional fire that creates deep transformation. It is through our emotional body that we touch our soul.


CREATING YOUR INNER SPACE

We open our inner space in our mind. We color our inner space with our emotions. We expand our space with our heart. This all sounds good, but how do we clear the thoughts and the confusion enough to create a space that both supports us and that we can enjoy? The practice of Kundalini yoga is a powerful tool for aligning our physical, mental and emotional bodies. Mantra meditation infuses our space with attributes of the Infinite. Gong meditation, i.e. listening to the sound of the gong * (3) is a powerful tool for dispersing thoughts, nurturing the emotions and opening the space for the mind, body and emotions to vibrate as one.

It is wonderful to listen to the gong, Tibetean bowls, or the pure sound of other soothing instruments at the end of your KY practice and meditation. Let yourself be absorbed into the purity of the sounds. When the actual performance or the gong CD * (3) is finished, sit silently and simply listen and feel the vibration in your physical and emotional bodies. Use the special moments after each exercise and meditation and at the end of your practice to savor your space. Enjoy it. Then consolidate your space by being present to every sensation in your awareness all at once.


(3) There are two wonderful gong CDs available from Yoga Technology - Song of the Sacred Gong and Sound of the Gong. "

From the #106 New Millennium Being newsletter http://www.yogatech.com/nmb/

COPYRIGHT - The New Millennium Being is copyright 1999 - 2005 Guru Rattana, Ph.D.

21 junho 2005

Workshop de meditação com taças Tibetanas

Olá.Quero sugerir-vos um Workshop que acho que será interessante, organizado pelo meu colega Luís Daniel.

MASSAGEM DO SOM COM TAÇAS TIBETANAS
Introdução à Meditação com Suporte de taças Tibetanas e Gongo.
Domingo, 3 de Julho no Espaço Sattva
Santa Maria de Lamas – St.ª Maria da Feira
Mais informações e inscrições contactar
www.fazemosyoga.com


Eu já fiz a minha reserva, e podemos combinar e dar boleias, dividindo despesas e aproveitamos para conviver um pouco mais.

Namastê

O dia mais longo

Hoje às 6:36, da manhã, deu-se o Solstício de Verão. O momento quando a Terra, na sua órbita elíptica em volta do Sol, atinge o ponto mais distante do astro rei. Do nosso ponto de vista, habitantes da Terra, o Sol atinge o seu ponto mais a Norte, o Trópico de Câncer. E como habitantes do hemisfério Norte, este é o momento que marca o início do Verão, e o dia mais longo do calendário. No hemisfério Sul, este é o Solstício de Inverno e o dia mais curto do calendário.

O Solstício de Verão é o dia mais longo do ano, não que tenha mais de 24h, como todos os outros, mas no sentido em que o tempo que vai desde o nascer do sol ao pôr do sol é o máximo do ano. Sim, porque com a mudança de hora da primavera e com a mudança de hora no Outono, há um dia que tem 23 horas e outro com 25 horas, respectivamente, mas estes dias têm menos horas de sol que o do Solstício de Verão.

Solstício tem origem nas palavras do latim Sol, cujo significado é óbvio, e Sistere, que significa parar. Isto porque nos dias anteriores ao Solstício, ao meio-dia, o Sol atinge sempre alturas cada vez maiores, até que neste dia a diferença de altura atingida pelo Sol, em relação ao dia anterior, é imperceptível, parecendo que parou de subir. A partir deste momento a altura do Sol, ao meio-dia, começa a diminuir, assim como a duração do período de luz do dia.

Este dia tem sido celebrado desde os tempos mais remotos, sob diversas formas e em quase todas as religiões, na maioria das vezes ligado à origem dos tempos, a altura do ano em que a vida recomeçava, quando acabava o frio e começava o calor. Até na religião cristã, que de modo a incluir os costumes pagãos dos povos que a adoptavam como religião, transformou essas festas da celebração do começo da vida, numa festa Cristã. Assim, na proximidade deste dia celebra-se a festa do S. João (Baptista) que, como todos sabemos, está ligado com o ritual de iniciação da religião cristã e portanto com o início da vida.

Este ano, e a menos de 24 horas dá-se outro fenómeno, também celebrado como um início. Esta próxima noite por volta das 4:16 a lua estará cheia.

Por isso aproveitem para mudar algo na vossa vida e recomeçá-la de uma forma diferente. Celebrando-a!

20 junho 2005

Feedback

"It seems like a very long time ago that I was in Portugal. It was a wonderful weekend, not just to visit somewhere new and meet so many lovely people, but I really enjoyed teaching the workshop on Saturday. [...]
I would very much like to come back again [...] Do you think there would be enough interest to do another workshop or even a weekend retreat? [...]
... I keep wishing I could go to that beautiful beach!
Love
Deirdre
"

19 junho 2005

O Potássio

O potássio (K) é o terceiro mineral mais abundante no organismo, a seguir ao cálcio e ao fósforo. Desempenha um papel de extrema importância, pois trata-se de um electrólito – substância que adquire carga eléctrica positiva ou negativa ao ser dissolvida no meio aquoso da corrente sanguínea. O sódio e o cloro também são electrólitos, e o equilíbrio destes e de outros minerais é essencial para o desempenho de inúmeras funções. A maior parte do potássio do organismo encontra-se no interior das células.
Juntamente com os outros electrólitos, o potássio participa na condução dos impulsos nervosos, no desencadear das contracções musculares, na regulação do ritmo cardíaco e da tensão arterial. Regula a quantidade de fluído no interior das células, enquanto o sódio controla essa quantidade no exterior, pelo que estes dois minerais equilibram os níveis de fluídos no organismo. O potássio permite ainda a conversão do açucar do sangue (glucose) em energia armazenada (glicogénio). Tem uma acção diurética, pelo que participa na eliminação de toxinas.
Normalmente, as fontes alimentares são suficientes para fornecer o potássio de que necessitamos e, apesar de não existir uma dose diária recomendada para este mineral, a dose segura é de cerca de 2000 mg diários. Pode haver uma deficiência deste mineral (hipocaliémia) devido à toma de determinados medicamentos, certos diuréticos, cortisona e preparações contendo digitalina. As cãibras frequentes podem ser um sinal de falta de potássio ou de magnésio. Níveis elevados de potássio (hipocaliémia) podem ocorrer em casos de doença renal e/ou devido à toma em excesso de suplementos deste mineral.
Porém, os problemas podem surgir quando não é respeitado o equilíbrio entre o potássio e o sódio. Muitos povos, principalmente ocidentais, ingerem menos potássio do que deveriam: preferem muitos elementos processados (ricos em sódio) e comem pouca fruta e legumes, o que acentua o desequilíbrio. De acordo com muitos autores, a proporção recomendável de potássio para sódio é de 5:1. Como é do conhecimento de todos, o excesso de sódio (cloreto de sódio, vulgar sal de cozinha) tem efeitos nefastos: hipertensão, acidentes vasculares, aumento de peso, diabetes, cancro (em especial, cancro do estômago), entre outros. A prática de exercício físico intenso também pode esgotar o nível de potássio dos músculos, pelo que os atletas devem repor repetidamente os índices deste mineral.
Assim, a forma mais importante para restabelecer o equilíbrio entre o potássio e sódio é adquirir hábitos alimentares mais semelhantes aos dos nossos antepassados. Isto é, eliminar os alimentos processados (aperitivos, refeições preparadas, etc.), pois são ricos em sal. Adquira o hábito de ler a lista de ingredientes dos produtos que consome, para confirmar o teor de sódio. Prepare as refeições dando preferência a legumes verdes, carnes brancas, ovos e peixe. Elimine os enchidos. Coza os alimentos a vapor, pois fervê-los em água retira-lhes o conteúdo de potássio. Por exemplo, as batatas cozidas em água perdem 50% de potássio, enquanto cozidas em vapor perde apenas 6%. Dos alimentos mais ricos em potássio saliento a batata, a banana, os frutos secos, a laranja, o tomate, os espinafres e o abacate. Pode substituir o sal de cozinha comum pelos substitutos do sal, à base de cloreto de potássio (com a excepção daqueles que sofrem de insuficiência renal).
Desta forma, o potássio ajuda a diminuir a tensão arterial e a prevenir os acidentes vasculares. O equilíbrio entre o potássio e o sódio ajudam a melhorar o funcionamento das células, o metabolismo do colesterol e a sensibilidade à insulina e a diminuir a quantidade de glucose absorvida no intestino.
A maioria das pessoas não necessita de suplementos de potássio, a não ser que esteja a tomar determinados medicamentos (como referido anteriormente) ou se tem uma dieta desequilibrada. O ideal é obter este mineral através da alimentação diária. Nestes casos, os suplementos de potássio podem revelar-se úteis, mas apenas devem ser tomados sob supervisão médica, especialmente quem toma medicamentos (para a hipertensão, entre outros)ou sofre de determinadas doenças (doença renal).

Pedro Lôbo do Vale (médico) in Única, Expresso, 10 de Junho de 2005

17 junho 2005

Nasceu o site d'O Jardim

Ah, já me esquecia!

Tenho o prazer de vos informar que já existe o site d'O Jardim de Lotus.
Por enquanto ele é um espelho deste mesmo blog, mas estejam atentos às novidades.

O endereço é www.ojardimdelotus.net

Fácil, né? ;-)

Visitem-nos sempre que tiverem vontade, e obrigada a cada um de vocês por fazer parte deste projecto!

Namastê

16 junho 2005

jardineira - s. f. ; fem. sing. de jardineiro; mulher que trata de jardins; maneira de preparar iguarias misturando vários tipos de legumes; mesa em que se colocam flores e outros objectos de adorno; autocarro aberto, com bancos paralelos; menina de sorriso sempre aberto; (no pl. ) calça ou calças com peitilho;

13 junho 2005

Pedido de colaboração.

Olá queridas flores.

Embora eu ja tenha referido num anterior post, venho novamente e concretamente voltar a fazer o mesmo.

Todos os interessados em colaborarem neste blog o poderão fazer.
Para tal deverão mostrá-lo, por comentário aos post existentes ou por mail. Será então adicionado à lista de "ajudantes de jardineiros" tão importantes para tratar deste lindo e novo jardim.

Uma só "jardineira" sem ajudantes neste jardim pouco pode fazer mais do que "regar".

Comentarem o que leêm, ou mostrarem o que gostariam que aqui fosse mais explanado, ou referido ajuda bastante. O mundo do yoga é muito vasto, e fazer só a "vontade da jardineira" seria demasiado limitativo, e com pouca graça.

Não substimem a vossa importância no grupo, como seres individuais.

Sat nam

Cris

03 junho 2005

Meditação das "adicções" ;-)

Olá “flores” queridas.

Esta semana propôs uma meditação para ajudar a vencer dependências/vícios/hábitos.
A explicação completa da meditação pode ser encontrada em
http://www.yogaflow.org/meditaciones-yoga/meditacion-romper-adicciones.html

Foi também proposto que praticássemos essa mesma meditação por 40 dias, cada um no aconchego do seu lar, e na altura que lhe for mais propício.
O mais importante é praticar, com regularidade.

Houve um grupo de pessoas q aderiu, que somos, eu, a Vânia, a Maria, a Mariza e há um grupo de indecisos ainda. ;-)
Acho importante saber da existência uns dos outros para sentirmos ainda mais a força do grupo.

40 dias, porque é este o tempo necessário, segundo o kundalini yoga, para conseguir transformar um padrão ou hábito. Se falharem um dia deverão começar a contar do zero no dia a seguir, se o objectivo for quebrar esse padrão.


Neste caso, como é a primeira vez para muitos, sejam meigos, e aceitem quando algum dia falharem, e continuem no seguinte.

O tempo que recomendo é de 11 minutos, sendo o mínimo de 3. Mas devem sempre respeitar os vossos limites, e conhece-los.

11 minutos é o tempo necessário para conseguirmos que a meditação tenha efeitos a nível do sistema glandular, que é o sistema responsável pelas nossas emoções, e quando bem equilibrado “oferece-nos” sensações de bem-estar.

3 minutos é o tempo necessário para que todas as nossas células recebam a mesma informação, quer ao nível da vibração do mantra, da intenção do exercício, do ajuste químico produzido pela respiração, etc. (trad. livre do livro Open your heart with kundalini yoga by Siri Data, que recomendo)

A melhor forma de irmos trocando experiências penso que será através do próprio blog, informando-nos entretanto quando resolverem aderir ao grupo que começou esta semana, e trocando pequenas experiências desta jornada de auto conhecimento.

É recomendado tambem manter um registo diário simples, pessoal ou partilhado, é uma boa forma de evoluir.

O desafio está lançado!

Boas práticas!

Sat Nam

29 maio 2005

O "Jardim" e não "jardim"

Olá Jardineira,

Bem vinda sejas ao mundo da blogosfera. Aqui tudo parece mais fácil do que comer um bolo de arroz sem beber qualquer líquido. Ou fazer uma posição de Yoga por 4 minutos com "breath-of-fire" sem querer bater na Guru!

Não estou muito inspirado, mas não queria deixar de deixar aqui uma mensagem de boas vindas, Jardineira.

"A Garden is never finished"

22 maio 2005

Pensamento do dia

The Teacher is the Instrument

The teacher helps you to become quite and calm and to be free from your ego trip, and in that moment when you reach your Self, your natural energy flows out.
The teacher is only an instrument to help you open your door. It would have been opened of itself if you had been living naturally, but you don’t have faith in yourselves.
You are always thinking, “someone must come and open my door,” because you don’t understand what you are.

- Munishree Chitrabhanu

20 maio 2005

Mais links

Os links referência vão aumentando, face a tantas visitas que recebemos em tão pouco tempo e com tão pouca publicidade.

A jardineira está feliz com o vosso interesse. :-)

Ainda não sei como permitir que vocês possam “blogar” também, mas tem sempre os comentários para irem dando sugestões, e deixando qualquer tipo de comentário que queiram.


Sat Nam

18 maio 2005

Benvindos!

Olá a todos os yoguis.

O jardim de lotus é um espaço em Aveiro que foi criado para apoiar e desenvolver actividades ligadas ao desenvolvimento pessoal, começando pelo yoga, e passando pelas mais variadas formas que nos forem surgindo ao longo deste caminho de autodescoberta e autodesenvolvimento.

Após este primeiro ano de existência, advindo do interesse das várias "flores de lótus" que foram "criando raízes" neste dito espaço físico ,nasce então este blog para facilitar a troca de informações, o esclarecimento de questões várias, advindas da prática ou não, um espaço de conversa e diálogo no espaço cibernético.

Agradeço desde já a todos os que contribuirem para o crescimento e desenvolvimento do nosso jardim cheio de flores de lótus, "flor luminosa que desabrocha sem deixar que o meio envolvente prejudique a sua essência".

Om shanti