19 dezembro 2011

Comemoração do Solstício de Inverno de 2011

É já próxima 4ªfeira, dia 21 Dezembro, a comemoração do Solstício de Inverno de 2011.
Vamos comemorar fazendo 5 meditações de 11 minutos, seguidas de um “lanchinho” convívio.
Começará à hora normal das aulas de 4ªf, pelas 19:30.
A porta ficará aberta e poderás entrar respeitando os participantes nas meditações a decorrer, fazendo o mínimo barulho a começar por abrir a porta com MUITO cuidado.

As indicações de prática das várias meditações já estão online abaixo.
Se ainda não conheces as meditações convêm dar uma vista de olhos e familiarizares-te com elas pois as explicações serão reduzidas ao essencial.

Traz algo simples para partilhar no lanche convívio que se segue e um bom punhado de boa disposição.
  
Sat Nam
imagem retira do site


18 dezembro 2011

Meditações da Era de Aquário - Solstício de Inverno

Na noite do próximo solstício de Inverno (21 de Dezembro) vamos repetir as 5 meditações da Era de Aquário que fizemos no dia 11/11/2011.
1. Kirtan Kriya
2. Sodarshan Chakra Kriya
3. Respiração do minuto
4. Tershula Kriya
5.
Sat Kriya, cada uma por 11 minutos.

Aqui fica a descrição de cada uma delas, e alguns links interessantes.


Recomenda-se cobrir a cabeça com fibras naturais durante as meditações.

1.) Kirtan Kriya - 11 minutos
Senta-te em posição fácil, com a coluna alinhada, olhos fechados focados no ponto entre as sobrancelhas, mãos relaxadas nos joelhos.
O mantra é Sa Ta Na Ma, com Sa pressiona firmemente o indicador e o polegar, Ta pressiona o dedo médio e polegar, Na o dedo anelar e o polegar, Ma o dedo mindinho e o polegar; simultaneamente com ambas as mãos, repetindo o processo.
Vocaliza 2 minutos em volume normal, 2 minutos a sussurrar, 3 minutos em silêncio, 2 minutos a sussurrar e 2 minutos em volume normal.
Durante a meditação visualiza uma luz branca a penetrar o topo da cabeça, e a ser projectada fazendo um ângulo e passando pelo ponto entre as sobrancelhas. 
* Esta meditação limpa o subconsciente.


Mp3 grátis online 11m

Mp3 grátis online 11m (2)
Mp3 grátis online 31m
(atenção, não é preciso instalar programas para o download)
2.) Sodarshan Chakra Kriya - 11 minutos. 
Yogi Bhajan acerca deste kriya disse “De todos os 20 tipos de yoga, incluindo o Kundalini Yoga, este é o kriya supremo”
Senta-te em postura fácil, com a coluna alinhada e o olhar focado na ponta do nariz, abertos 1/10.
Tapa a narina direita com o polegar direito e inspira suavemente pela narina esquerda. Retêm e mentalmente repete o mantra WAHE GURO 16x em silêncio. Contrai e solta o abdómen 1x, 2x, ou 3x por cada repetição do mantra, conforme fores capaz de manter tendo como objective as 3x por mantra, que totalizará 48 contracções em cada retenção. No fim das 16 repetições do mantra, expira pela narina direita, tapando a narina esquerda com o indicador ou anelar. Continua durante os 11minutos.
Para terminar inspira e retêm o ar por 10 segundos, expira, inspira de novo e sobe os braços e sacode todo o corpo durante um minuto.
 



clika para ler a descrição original e completa



3.) Respiração do minuto - 11 minutos

Senta-te em postura fácil, com a coluna alinhada, e as mãos em gyan mudra (ponta do polegar e indicador juntas, e os restantes dedos esticados com a palma voltada para cima), em Buddha Mudra (a mão direita pousada na mão esquerda, descansadas sobre o colo) ou outra confortável.
Os olhos podem estar fechados, ou focados no ponto entre as sobrancelhas, ou abertos 1/10 focando o olhar na ponta do nariz.
Inspira longo e profundo, retêm com os pulmões cheios, expira com suavidade, fazendo com que a duração das 3 fases seja igual. Começa com 5 segundos, em cada fase, e vai aumentando progressivamente até chegar a 20 segundos cada, sendo assim a “respiração do minuto” propriamente dita.
* Yogi Bhajan disse: “No momento que conseguires dominar a técnica a tua intuição irá abrir-se. Saberás tudo! E quando sabes tudo não tens de te preocupar com nada.
Quando não te preocupas estás sereno.”



4.) Tershula Kriya 

Senta-te em postura fácil, com a coluna alinhada e os olhos fechados com o olhar nas pálpebras.
Encosta os teus cotovelos à caixa toráxica, palmas das mãos viradas para cima, palma direita por cima da esquerda, ao nível do coração, formando um tipo de W entre elas juntando as pontas dos dedos e afastando bem os polegares, mantendo os pulsos alinhados com os braços..
Mentalmente repete o mantra HAR HAR WHA-HAY GU-ROO.
- Inspira e visualiza as tuas mãos envoltas numa luz brilhante,
- Retêm com os pulmões cheios, aplica Mul Bandha e repete o mantra o máximo de vezes que for possível reter com conforto,

- Expira e visualiza raios de luz a saírem dos dedos,
- Suspende a respiração, ficando com os pulmões vazios, aplica Mul Bandha e repete o mantra o máximo de vezes que for possível reter com conforto,
- Continua este padrão respiratório.
Para terminar inspira, retêm e relaxa.
* Esta meditação dá-te o poder de curar através do teu toque e da tua projecção.

Clika para ler a descrição original e completa 



5.) 
Sat Kriya 


Senta-te nos calcanhares.
Junta as palmas das mãos e entrelaça os dedos deixando os indicadores esticados. Estica os braços acima da cabeça, com os cotovelos esticados.
Mantém os olhos fechados e o olhar focado no ponto entre as sobrancelhas.

Vocaliza o mantra SAT NAM  contraindo o umbigo em direcção à coluna quando se diz o SAt e relaxando o abdómen no NAM. Repete o mantra, desta forma, de 6 a 8 vezes por cada 10 segundos.
Continua por 11 minutos. Se sentires que é muito intenso, poderás fazer 3 minutos e descansar 2 minutos, repetindo 4 ciclos perfazendo 12 minutos de Sat Kriya e 6 minutos de descanso. Dia 21 sugiro 3m de sat kriya e 1m de descanso, repetindo 3 ciclos para fazermos os 11m em conjunto, cada um com o seu nível de exigência.
Para terminar inspira e retêm por 10 segundo, aplicando Mul Bandha (contraindo a musculatura abdominal interna, e os esfíncteres do ânus e da uretra), expira e volta a reter por 10 segundos com Maha Bandha (contraindo os esfíncteres, o abdómen, o diafragma e puxa o queixo para dentro e para cima) repetindo 3 vezes.


Após terminar as 5 meditações, deita de costas e relaxa profundamente por 11 minutos no mínimo.



08 novembro 2011

Workshops de Sexualidade Sagrada - Tantra

18 de Novembro
20h-23h
Pompoarismo, Técnicas da Flor de Lótus e Rituais da Deusa
Noite Especial Mulheres, com Amala Shakti Devi

(necessária inscrição prévia)
*** Traz roupa confortável, meias quentes, papel e caneta, garrafa de água.***


imagem de www.sublimatrix.com/
Nas culturas ancestrais, a mulher desempenhava um papel importante na concepção da sacralidade da Vida e a sua sexualidade era entendida como um Portal Divino. Devido à força e poder que isto representava, iniciou-se um longo período de repressão e culpa, onde a nossa sensualidade foi calcada, desprezada e descriminada. 


O tantra é um percurso de auto-descoberta através do despertar da energia sexual.


Iremos explorar:
Exercícios e rituais de desbloqueio, conexão e expansão erótica. A mulher e a deusa no Tantra.




19 e 20 de Novembro
workshop de dois dias (10:30 – 18:30)
Tantra – A arte de Amar

Aberto a tod@s, com Amala Shakti Devi



*** Traz roupa confortável, meias quentes, papel e caneta, garrafa de água.***


+ informações: geral@ojardimdelotus.net

O tantra é um percurso de auto-descoberta através do despertar da energia sexual. É a fusão da energia sexual com a espiritualidade. É a criação de um estado de felicidade e êxtase que conduz à iluminação, segundo a tradição taoista.

Como filosofia de vida sensorial e desrepressora, é uma ferramenta para quem se sente chamado à descoberta intima e profunda de si mesmo. Incentiva o individuo a ser auto-suficiente e confiante, a desenvolver e confiar em si, dissolvendo barreiras psicológicas, espirituais ou financeiras.
É acima de tudo um processo individual, que quando dois membros dum casal a ele se dedicam potencializa o percurso de ambos.

Amala publicou este artigo interessante com algumas considerações sobre o corpo e o sexo, do qual partilho um excerto:
"Aquilo de que te apercebes como uma densa estrutura física chamada corpo, o qual está sujeito à doença, à velhice e à morte, não é em última análise, real - não és tu. (...)
Tu não és o teu corpo. O corpo que podes ver e tocar é unicamente um ténue véu ilusório. Por debaixo dele fica o corpo interior invisível, a porta para dentro do Ser, para dentro da Vida Não Manifesta.(...)
Através do corpo interior, tu és uno com Deus para sempre." Eckhart Tolle, em O Poder do Agora.
Podes ler este artigo aqui na integra e outros textos interessantes aqui 

06 novembro 2011

Prática do dia 7 Novembro

Olá

Excepcionalmente, a aula de segunda feria, 7 de Novembro, será prática, em vez da habitual teórica.

Sat nam

02 novembro 2011

11/11/11 Celebração da Era de Aquário

11/11/11
Celebração da Era de Aquário
pelas 20:00
n’O Jardim de Lótus



N’O Jardim vamos aproveitar esta data fazermos uma prática diferente, seguida de jantar convívio e assim partilhar um serão especial.

Aparece e traz uma especialidade tua (comida, bebida decorativa) para partilhar no jantar convívio que se segue.



Yogi Bhajan passou a informação que 11/11/11 seria o início da Era de Aquário (Era - período que dura +-2000 anos), estando agora a terminar a Era de Peixes.
Duma forma muito simplista, a Era de Peixes caracteriza-se pelo desenvolvimento da consciência individual. Na Era de Aquário, somos conectados à nossa intuição e à consciência colectiva, que nos permite ter uma visão partilhada, e mais facilidade para acedermos ao conhecimento que precisamos.
Poderá ser que o inicio da Era de Aquário não tenha grande sentido para ti, ou tenha muito – tudo depende dos padrões e da informação que decides ver, sentir e observar.

11/11/11 encerra em si um padrão, como outros que coexistem no nosso dia a dia. 
Esta data é acima de tudo um marco para nos relembrar do caminho que queremos seguir, um pretexto para pararmos, observarmos e saborearmos o momento presente com mais consciência.

O 11 está associado a alinhamento dentro e fora de nós próprios, com a tomada de consciência de que somos Um com o Todo, entre outros significados. 
Shiv Charan Singh, à luz do Karam Kriya, dá-nos uma perspectiva interessante sobre esta data e os seus significados. 
Karam Kriya é uma visão holística e uma forma de consciência aplicada baseada na numerologia aplicada.
Partilho um texto escrito por ele sobre o 11/11/11, em português e em inglês


E no teórico início da Era de Aquário, cada vez mais os sutras da Era de Aquário fazem sentido, que são eles, segundo Yogi Bhajan:
1) Compreende através da compaixão, ou não irás entender estes tempos.
2) Reconhece que o outro és TU.
3) Quando sentires a pressão do tempo, COMEÇA, e a pressão dissipará-se.
4) Existe um caminho para ultrapassar qualquer obstáculo.
5) Vibra com o Cosmos, e o Cosmos abrir-te-á o caminho.
Um artigo interessante sobre os 5 sutras aqui

Sat nam

01 novembro 2011

Pensamento

"Every disability is imagined.
Every achievement is an experience.
Develop your human courage to overcome your imagined disability."

Yogi Bhajan




"Cada incapacidade é imaginada.
Todas as conquistas são experiências.
Desenvolve a tua coragem humana para ir alem das tuas incapacidades imaginárias"
YogiB

07 outubro 2011

Mini workshop de Tantra


Mini Workshop de Tantra
c/ Emidio Carvalho

22 Outubro
das 14.00 às 19.00

Uma oportunidade de aprender a verdadeira Educação Sexual. Para os Tantrikas, os nossos genitais são a porta de entrada à Consciência Divina. Depois deste workshop irá sentir porquê.

Através de técnicas específicas de respiração e massagem genital (demonstrada em modelos anatómicos), irá ter uma percepção de si bastante singular e diferente.
Iremos ainda aprender técnicas simples para resolver e/ou evitar situações como a disfunção eréctil e ejaculação precoce no homem, a incontinência e fibromiomas na mulher, problemas da próstata e útero.
É aconselhável vestir roupa leve e confortável para o workshop. 

Inscrições e informações através do email

Com este workshop damos inicio a um ciclo dedicado ao Tantra. Vem descobrir a Sexualidade Sagrada e descobrir mais sobre o teu Ser como um todo.
Em Novembro teremos mais workshops sobre o tema.
Mantêm-te atent@

Aniversário de Guru Ram Das

Estão todos convidados para aparecer
dia 9 de Outubro às 6h30 da manhã

n’O Jardim de Lótus.

Sadhana do Aniversário de Guru Ram Das
6h30 Leitura do Japji
6h50 Breve aquecimento
7h Dhan Dhan Ram Das Guru (2h30)*
9h30 Eterno Sol e Sat Nam
9h35 Pequeno almoço partilhado

A prática é gratuita e aberta a todos que queiram participar com ou sem experiência em yoga, em qualquer condição física.

Tragam algo para o pequeno almoço de convívio que se segue.

Dia 9 de Outubro, é o aniversário do Guru Ram Das, o quarto Guru do Sikhs e guia espiritual de Yogi Bhajan.

Guru Ram Das é conhecido como o Senhor dos Milagres. Guru Ram Das inspira-nos, através do seu exemplo, a viver uma vida de compaixão, humildade, integridade e serviço. Ele foi a inspiração para a construção do Golden Temple em Amritsar, na Índia, considerado o santuário mais sagrado dos Sikhs em todo o mundo.

Iremos vocalizar o mantra Dhan Dhan Ram Das Guru* é um shabad (som que ensina através da sua vibração) conhecido por suas bênçãos de protecção e cura em momentos de apuros. 
Quando a vida parece estagnada, evocamos o Guru Ram Das que desenvolve a mente neutra, e todas as coisas tornam-se puras. Este mantra atinge o reino dos milagres. Diz-se que tem a capacidade de tornar o impossível possível! Preparem os vossos desejos mais profundos!

Encontramo-nos lá.

Sat Nam 

05 outubro 2011

Global Sadhana de preparação para a entrada na Era de Aquário

Clikar aqui
Como vos prometi, o link para todas as informações sobre o Sadhana a decorrer, sempre com actualizações.

Relativamente a este sadhana YoguiB diz:
"You don't have to learn to be wise.  The goal of this sadhana isn't to teach you how to be wise or even to show you your own wisdom.  It is to give you a technology by which you can access your own wisdom and show it to yourself.  This isn't the new you.  This is you uncovering the You that you have always been."
Que é como quem diz
" Não precisas aprender a ser sábio. O objectivo desta prática não é ensinar-te como ser sábio nem sequer mostrar-te a tua própria sabedoria. É para te dar a tecnologia através da qual podes aceder à tua própria sabedoria e veres por ti própri@. Este não é o teu novo Eu. É o teu Eu que sempre foste e não conseguias ver"

Quem alinha? Vão deixando a vossa intenção nos comentários! :-)

15 setembro 2011

Dia Internacional da Paz


Dia 21 de Setembro, 4ª feira
Das 19:30 às 21:30 (seguido de convívio)

Como forma de agradecermos e honrarmos o trabalho da ONU em prol da Paz iremos juntar-nos às comemorações deste dia fazendo uma prática especial, sugerida pelo 3HO

A prática começará às 19:30 e terá a duração de 2 horas, n’O Jardim de Lótus.
Estão todos convidados a participar, quer tenham ou não experiencia em Kundalini Yoga.
Tragam algo para partilhar (de comer, ver, cheirar) para fazermos um pequeno convívio após a prática.





Domingo, 18 de Setembro das 14:00h às 19:00h 
com Emídio Carvalho


Workshop
Eu preciso do teu amor - será verdade?


+ Inf. e inscrições geral@ojardimdelotus.net


Permite-te uma oportunidade de abraçar a tua sombra através dos relacionamentos menos saudáveis. Ao permitires abraçar qualidades da tua sombra irás descobrir-te nestes relacionamentos e saborear o deleite de estar em paz, seja qual for a situação do presente ou do passado.

Inscreve-te o quanto antes!

07 setembro 2011

Kundalini Yoga na Feira Alternativa de Lisboa, 9 a 11 Setembro




Estamos em contagem decrescente para a sétima edição da Feira Alternativa de Lisboa. 

Lá estaremos no stand da KYP-AP - Kundalini Yoga Portugal - Associação de Professores.




Horários das aulas e apresentações:

Yoga a Dois
 Amrit Dev Kaur
6ª feira - 17h45m às 18h10
Local : Palco


Comunicações Celestiais - Kamalpreet Kaur e David Correia
Sábado - 14h45m às 15h05
Local : Palco


Kriya para abrir o centro do coração
- Inderbir Kaur e Noordev Kaur
Sábado - 19h00 às 20h00
Local : Lounge/Tenda das Aulas


Criatividade e Presença
- Satya Kaur
Domingo - 17h00 às 18h00
Local : Lounge/Tenda das Aulas

Esperamos ver-vos por lá!

Que o Eterno Sol nos ilumine
Saaaaaaaaaaaaaaaaaaaaat Nam
Em nome da KYP-AP

25 agosto 2011

Novo ano lectivo!! yuupppiiii



"E o mundo pula e avança, Como bola colorida nas mãos de uma criança..." e traz-nos ao inicio de mais um ano lectivo, sempre a caminhar em direcção a nós mesmos!
Que maravilha!!!

Até 11 Setembro 
manteremos a fantástica aula semanal
das 3ªf das 19:30 às 21:30
(A aula de dia 6 Set passará para dia 7, 4ªfeira)

A partir de 12 de Setembro  
retomaremos os horários regulares 
de 2ªf a 5ª quef poderão consultar no horário à direita, no site.
as aulas de sábado só terão inicio em outubro. 


Workshop já em Setembro, 
Eu preciso do teu amor - será verdade?
Domingo 18 das 14:00h às 19:00h
com Emídio Carvalho 

Permite-te uma oportunidade de abraçar a tua sombra através dos relacionamentos menos saudáveis.
* Pode ser que tenhas dificuldade em comunicar com o teu marido/esposa.
* Ou talvez os teus filhos te deixem ansioso/a.
* Pode ser que uma separação do passado ainda te provoque dor.
* Ou a relação com os teus pais seja menos amorosa.
** Em qualquer dos casos, ao permitires abraçar qualidades da tua sombra irás descobrir-te nestes relacionamentos e saborear o deleite de estar em paz, seja qual for a situação do presente ou do passado.

Inscrições limitadas, para maximizar os resultados dos participantes.
Inscreve-te quanto antes!

23 julho 2011

Actividades em Agosto



Para também aproveitarmos o verão, 
seja ele quente ou não, 
as práticas regulares em Agosto e até dia 11 de Setembro passarão a ser
às 3ª feiras das 19:30 às 21:30 (2h)


Alem das práticas regulares temos duas propostas:

Dia 13 de Agosto, sábado, 
Meditação de Lua cheia explicada no post anterior,
ao ar livre, local a definir

Dia 26 de Agosto, sexta feira, 
comemoração do aniversário de nascimento do Yogui Bhajan 
com a meditação Longo Ek ong kar.
Na praia, a definir.

Para as informações completas das actividades contactem-nos, preferencialmente por email!

Bom verão a todos!
Sat  nam

13 julho 2011

Porque meditar na lua cheia

Assim como a Lua Cheia tem um efeito perceptível sobre as marés, visto que o nosso corpo é constituído 85% por água, também nós somos afectados pela energia da lua que torna as nossas emoções mais extremas.


A lua cheia afecta o oceano profundo que é o nosso emocional, trazendo ao de cima emoções enterradas e esquecidas, por trabalhar. Quando meditamos na noite de Lua Cheia, as nossas glândulas segregam de maneira especial, as barreiras do subconsciente baixam e libertam emoções estagnadas e, os estados sublimes de consciência tornam-se mais acessíveis.


O Lua Cheia de Julho, este mês dia 15, é chamado de Guru Purnima na Índia, e é comemorado por várias tradições espirituais honrando a relação entre o Guru e o Discípulo. 


O Guru é tudo aquilo que dissipa as trevas e nos dias da lua cheia há luz tanto de dia como de noite, simbolizando conhecimento ou iluminação. 


Tal qual a luz dispersa a escuridão, assim a ignorância desaparece através do conhecimento.
O auto-conhecimento é aquela luz que nos liberta da incerteza da escuridão do sofrimento e da infelicidade na vida.
  

Meditação de lua cheia com o Chotay Pad Mantra

Yogi Bhajan no início dos anos 80 ensinou-nos uma meditação especial de Lua Cheia pode ajudar a resolver as feridas emocionais do passado, e ajuda-nos a dominar o elemento água que está intimamente ligado às emoções.   


Há referências de que basta fazer esta meditação uma vez na vida, as emoções daquele que a ela se dedica tornam-se prodigiosas.

Como fazer:
1.
 Preferencialmente praticar sozinho,
2.  
Deve-se escolher um lugar onde a luz da Lua Cheia nos atinja directamente (não através de uma janela),
3. Para os efeitos em pleno, esta prática deve ser feita por 2,30hrs na noite de Lua Cheia,
4.
  Numa posição sentada, com a coluna alinhada, colocar as mãos palma contra palma em frente ao peito (prayer pose). Fechar os olhos e vocalizar ou mentalizar o mantra:
SAT NARAYAN  –  O verdadeiro sustentador,
WAHE GURU –  Êxtase para alem das palavras
HARI NARAYAN  –  Essência Criativa do Infinito sustentador
SAT NAM  –  Verdade manifestada,  

Fica alerta!  Matem-te acordado! 
Ninguém pensa duas vezes antes de ver um filme de 2,30 horas.  Por que não observar o Universo por 2,30 horas e observar o que acontece?!  

Este mantra antigo chama-se
Chotay Pad Mantra. 
Narayan é um dos nomes do Infinito que se refere ao elemento água – a qualidade de restaurar e regenerar.

Ao recitá-lo sintonizamos o nosso ser a mais facilmente “fluir com a vida” e a experienciar o Infinito.Ajuda a tornar a mente clara como um cristal, a desenvolver a gratidão e a dissolver culpas profundas, a encontrar a paz interior.